Dia Nacional dos Surdos

No dia 26 de setembro de todos os anos é comemorado o Dia Nacional dos Surdos.
O objetivo desse dia é refletir sobre os direitos e a inclusão de deficientes auditivos na sociedade. Foi através da lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008 que esse dia foi oficialidade.
O dia 26 de setembro foi escolhido para homenagear a primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857 no Rio de Janeiro, que hoje conhecemos como INES (Instituto Nacional de Educação dos Surdos). A luta das pessoas com surdez também é relembrada no dia 30 de setembro, no Dia Internacional dos Surdos.
Uma das principais conquistas dos Surdos é o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como 2ª língua oficial do país. 
Existem, atualmente, cerca de 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.
O nome dado à setembro para celebrar o Dia dos Surdos foi "Setembro Azul", que é a cor que representa a comunidade surda. Isso porque, durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam os deficientes com uma faixa azul no braço.
Nossa escola também está no caminho da inclusão, onde os próprios alunos criaram um Clube de LIBRAS e ensinam outros alunos a respeito dos sinais, legislação e a importância da inclusão desses na sociedade.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-dos-surdos/ 

Ações do governo e do setor privado celebram o Dia Nacional do Surdos: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-09/acoes-do-governo-e-setor-privado-comemoram-dia-nacional-dos-surdos

Compilado por: Gilberto Coutinho.

Comentários