Campanha - Outubro Rosa

E hoje, com a vinda de Outubro, começa também a campanha Outubro Rosa, uma campanha em prol do incentivo às mulheres examinarem-se para o controle do câncer de mama.
Criada em 1990, a campanha é celebrada para informar e promover a conscientização da doença: aumentar o acesso ao tratamento e contribuir contra a mortalidade.

A doença pode ser detectada pela própria pessoa ("pessoa" porque homens também podem ter câncer de mama, mesmo não sendo tão comum) com um autoexame simples feito em sua própria casa. Toda mulher entre 50 e 69 anos deve ter uma atenção a mais nisso, porém é recomendável que mulheres mesmo com menos de 50 anos também façam o autoexame.

O exame é feito de três formas: em frente ao espelho, em pé e deitado.



Em frente ao espelho, o seio é observado com os braços na posição normal (abaixados), levantados atrás do pescoço e com as mãos na cintura, para assim ver se há alteração na superfície da mama, assim como tamanho, cor e forma.


O exame em pé deve ser feito no banho, com as mãos ensaboadas. A pessoa deve apalpar os seios, com dedos esticados e fazendo movimentos circulares. O braço deve ser colocado atrás da cabeça, enquanto os seios são apalpados aos poucos na procura de algum nódulo ou sinal estranho que anteriormente não foi visto ali. Ao fim, é necessário pressionar o mamilo e observar se há saída de algum líquido.


O procedimento deitado é como a em pé. Para maior conforto, pode-se usar uma almofada no ombro em que o braço estiver levantado. Os passos são os mesmo que o autoexame em pé.








O autoexame tem extrema importância para evitar esse problema que atinge cerca de 60 mil brasileiras por ano, já que o descobrimento precoce facilita no tratamento e aumenta as chances de cura. 
Conscientize-se e faça também o autoexame.

Compilação realizada por: Gilberto Coutinho
Fonte das informações: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/10/cancer-de-mama-como-fazer-o-autoexame.html

Comentários