CULMINÂNCIA 1º SEMESTRE (31.08) - ELETIVA S.O.S CIDADANIA "PENSO, LOGO EXISTO" - PROFª LIDIANA E PROFª ANA CLÁUDIA
Ementa:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu artigo 26, propõe ao currículo uma Parte Diversificada que fornece diretrizes para a concepção das Disciplinas Eletivas no Ensino Integral. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999) estabelece para a escola, em cumprimento ao seu papel primordial, pensar num currículo como instrumentação da cidadania democrática, contemplando conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano em três domínios: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, sustentados por diretrizes gerais orientados pelos quatro pilares da UNESCO, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada e, devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdo, temas ou áreas do Núcleo Comum. Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento. Desta forma, os alunos participam da construção do seu próprio currículo; da ampliação, dadiversificação de conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina e área de conhecimento.
Habilidade de Língua Portuguesa:
Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais.
Inferir informações implícitas em um texto.
Habilidade de Matemática:
Leitura e análise de gráfico.
Justificativas:
Em vista disso, surge essa disciplina eletiva com a missão de promover o
desenvolvimento do protagonismo com os propósitos de:
1. Perspectivas positivas e preparação para o futuro profissional e a excelência acadêmica;
2. Melhoria da capacidade de expressão: perda da inibição e do medo de se expor em público,
acompanhadas de mudanças na apresentação pessoal;
3. Melhoria da autoestima;
4. Conscientização da importância da cidadania;
5. Participação e envolvimento nas atividades escolares;
6. Motivação para o desenvolvimento da criatividade, contextualizando com a realidade do
aluno.
Objetivos:
Despertar o sujeito da sua história, como agente de transformação de si e do mundo.
Buscar caminhos éticos para a resolução de problemas atuais.
Metas:
Formar educandos autônomos, competentes e solidários para o desenvolvimento da vida
pessoal, social, profissional e acadêmica, com criatividade, motivação, atitude, raciocínio, com
abordagem logística e equilibrada em termos de liderança e valores humanos.
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