01/10 - DIA MUNDIAL DA MÚSICA (NIVELAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA - HABILIDADES EM DEFASAGEM)


A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pelo UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. A música tem o poder de nos provocar sensações, de nos fazer viajar no tempo, de nos fazer felizes, de nos lembrar de momentos que vivemos ao som de grandes músicas. A música, que costumamos ouvir na rádio, no celular ou em casa tem o poder de nos provocar disposição, satisfação, alegria e um enorme conjunto de sensações incríveis e muitos benefícios para a saúde. Ao longo dos anos, muitos estudos indicam que existem indícios claros que a música traz benefícios ao nosso corpo e à nossa saúde mental. VIVA A MÚSICA!

Nós da PEI Ana Siqueira da Silva estamos comemorando em grande estilo o dia mundial da música, com uma super publicação dos trabalhos realizados na disciplina de Orientação de Estudos com foco no Nivelamento das habilidades em defasagem de séries anteriores de todas as nossas turmas. 


Confira abaixo as habilidades trabalhadas no 3º Bimestre: 

6º Ano (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

7º Ano EF67LP04 – Distinguir em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

8º Ano (EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, em diferentes gêneros.

9º Ano (EF08LP13A) Analisar efeitos de sentido  decorrentes do uso de  recursos de coesão sequencial: conjunções e  articuladores textuais. 

1ª série  (EF08LP13A) Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial: conjunções e articuladores textuais.

2ª série (EF09LP08)  Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.

3ª série (EM13LP07) Analisar, em textos de  diferentes gêneros, marcas  que expressam a posição  do enunciador frente  àquilo que é dito: uso de  diferentes modalidades  (epistêmica, deôntica e  apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que  operam como   modalizadores (verbos  modais, tempos e modos  verbais, expressões modais, adjetivos, locuções  ou orações adjetivas,  advérbios, locuções ou  orações adverbiais, entonação etc.), uso de  estratégias de  impessoalização (uso de  terceira pessoa e de voz  passiva etc.), com vistas ao  incremento da compreensão e da  criticidade e ao manejo  adequado desses  elementos nos textos  produzidos, considerando  os contextos de produção.


Agora comemore o Dia Mundial da Música com a gente, assitindo os trabalhos dos nossos professores e alunos no Nivelamento de Português: 













 




Comentários